A carne de porco é deliciosa e muito apreciada em diversos lugares, mas assim como todo alimento, precisamos ter alguns cuidados para apreciá-la sem preocupações.
Por isso, destacamos quatro cuidados que você deve ter ao consumir a carne de porco:
- Nunca sirva carne de porco mal passada
A carne de porco sempre deve ser bem assada ou bem cozida. Você nunca deve servir ou comer carne de porco mal passada. Isso é fundamental para matar organismos prejudiciais à saúde.
- Nunca deixe a carne de porco crua próxima a outros alimentos
Ao preparar a carne de porco, tenha cuidado para não deixá-la próxima a outros alimentos enquanto está crua, especialmente alimentos que não serão cozidos ou assados, como folhas e verduras. Isto é importante para evitar a chamada contaminação cruzada, isto é, quando um alimento contamina outros ingredientes.
- Use limão ou vinagre para temperar a carne de porco
Mesmo que não seja um ingrediente na sua receita, procure temperar a carne de porco crua com algumas gotas de vinagre ou um pouco de sumo de limão. A acidez desses ingredientes ajuda a eliminar diversos organismos que podem prejudicar a sua saúde! E na verdade, tanto o vinagre como o limão combinam muito bem com a carne de porco.
- Lave sempre as mãos após manusear a carne de porco crua
No ponto 2, falamos sobre a contaminação cruzada. O mesmo princípio se aplica aqui: ao manusear a carne de porco crua e em seguida trabalhar com outros ingredientes sem lavar as mãos, você pode acabar contaminando esses alimentos com organismos prejudiciais que estavam na carne. Por isso, sempre lave as mãos após manusear a carne de porco crua.
Fonte: minervafoods